Yr Dead, Sam Sax
Uma pessoa que pega fogo a si própria no meio de um protesto na 5.ª Avenida, em Nova Iorque. E, no momento em que o faz, toda a sua vida lhe passa à frente. É esta a premissa do livro Yr Dead, de Sam Sax, de que vos quero falar hoje.
Enquanto Ezra arde, nós vamos conhecendo as pessoas, os espaços e os momentos que moldaram a sua vida. Mais do que uma história com um princípio, um meio e um fim bem delineados, Yr Dead é um conjunto de vários e pequenos episódios, apresentados sem grande ordem. Torna-se evidente que o leitor terá de ler tudo, numa tentativa de fazer sentido da vida desta pessoa — e, curiosamente, é também esse o objetivo desta personagem.
Sam Sax tem muita experiência na escrita de poesia, e essa tradição transborda nos capítulos deste livro. Com poucas palavras, e usando a vida de apenas uma pessoa — uma pessoa queer com ascendência judaica —, consegue fazer-nos refletir sobre segundas gerações de emigrantes, sobre religião, sobre o peso das tradições familiares, e sobre tudo o que faz de nós seres humanos (incluindo a vontade de deixarmos de o ser). Creio que a experiência de leitura vale mais pelo exercício inventivo de estar dentro das memórias de uma pessoa enquanto ela se imola, que a certa altura ganha asas e nos leva mais longe: Ezra não vê só as memórias da sua vida, mas tem acesso a tudo o que veio antes de si.
Embora tenha poucas páginas e os capítulos sejam bastante curtos, Yr Dead é um daqueles livros que exige ser lido com calma. E, para provar isso mesmo, deixo-vos algumas das citações que mais me fizeram parar para pensar:
Belonging, like any other emotion, is an unreachable and fickle state of mind. Mirage and horizon—it’s gone once you’re inside it. Based on a thousand micro-factors that float across one’s field of vision only to disappear as you approach. What changes with the streetlights. Perhaps we’re always stuck in a state of longing. That we are united in this. Our only country, these united states of longing for whatever it is we don’t have.
He has a beautiful library. Whole cases of untouched first editions of Marcuse, Fromm, and Fanon. I wonder what will happen to it after he dies? If he has a plan for all he’s hoarded. Alexandria burned and took with it centuries of knowledge. When we go, we do the same.
Quem desse lado já tinha ouvido falar deste livro? Ficaram com vontade de o ler?



